Saiba por que o Mestre dos Mestres é o programa ideal capaz de aliar educação socioemocional e valores cristãos nas escolas.

Os tempos mudaram. Quem já não ouviu essa frase quando surgem aquelas conversas nas reuniões de família ou até mesmo num bate-papo rápido quando envolvemos assuntos de escola, crianças, pais e educação?

Estudos mostram mesmo um comportamento diferente das novas gerações e pesquisam apontam que elas estão hiperconectadas e hiperestimuladas.  As crianças e adolescentes nascidas a partir de 1995 vivem cada vez mais em situações de estresse emocional, esgotamento cerebral e ansiedade.

Então, o primeiro ponto que vamos fazer você refletir neste artigo é: trabalhar os conceitos da inteligência socioemocional no calendário escolar tem sido de grande relevância para o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes.

E pra você continuar analisando o nosso conceito de estudo, também trazemos essa realidade atual: dados que mostram o poder positivo de estarmos ligados a Cristo. Isso mesmo! Números revelam que as pessoas com alto índice de religiosidade conseguem ter menos chances de desenvolver hipertensão, menos riscos de suicídio e são até três vezes mais positivas em relação àquelas que não têm nenhuma crença.

Se juntarmos então os dois conceitos, você vai entender o motivo do Mestre dos Mestres defender a importância do contato com os valores cristãos já na escola. Lembrando que o programa não tem como foco ensinar sobre religiões específicas e sim, trazer a referência de um comportamento: como o Mestre dos mestres usou a inteligência emocional em suas atitudes nas diversas situações da vida.

Vamos entender mais sobre como as escolas se beneficiam com o Mestre dos Mestres?

Programa alinhado com a BNCC

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e a Unesco, instituição da ONU responsável pela educação, definem que o desenvolvimento de competências socioemocionais como empatia, comunicação, criatividade e pensamento crítico é fundamental para a formação integral dos estudantes, com foco na saúde emocional, nas relações interpessoais e na preparação para as exigências atuais e futuras da sociedade e do mercado de trabalho.

Essas competências são extremamente importantes e precisam ser alicerçadas por diversas habilidades para que sejam realmente eficazes na formação de crianças e jovens. Sendo assim, o Mestre dos Mestres é um programa pioneiro que, por meio da análise dos comportamentos de Cristo, sua vida e ensinamentos, desenvolve as habilidades socioemocionais essenciais.

Material exclusivo do Mestre dos Mestres 

Por meio das nossas experiências na Escola da Inteligência, programa parceiro que desenvolveu a ideia de trabalhar com os conceitos da educação socioemocional na sala de aula, percebemos que muitas instituições confessionais usam um material próprio para falar do ensino cristão ou algumas até mesmo precisam construí-lo anualmente.

Aí entram algumas necessidades das escolas que vamos suprir:

  • Otimização do tempo dos educadores – o programa já tem material direcionado para o ensino Fundamental, com conteúdo desenvolvido para cada etapa da alfabetização e linguagem que aproxima o conteúdo do estudante.
  • Alcance amplo – o Mestre dos Mestres consegue impactar estudantes, família e comunidade escolar, proporcionando um ambiente emocionalmente saudável e harmônico para todos os envolvidos.

Os livros abordam os comportamentos e ensinamentos do Mestre dos mestres baseados nos quatro evangelhos do novo testamento, segundo três pilares principais:

  1. Socioemocional
  2. Teológico
  3. Pedagógico

O programa é fundamentado em conceitos da psicologia, filosofia, pedagogia, teologia e neurociência, e faz uma conexão entre os desafios que enfrentamos ao longo da vida e os ensinamentos de Jesus, por meio da análise psicológica de seus comportamentos e das ferramentas que ele utilizou para formar mentes proativas, sonhadoras, doadoras e saudáveis.

A fundamentação teórica também conta com os estudos feitos pelo Dr. Augusto Cury para desenvolver obras reconhecidas em todo o mundo, que falam sobre a inteligência de Cristo. “A humanidade teve muitas mentes brilhantes, que contribuíram para que ela fosse mais generosa, solidária, inclusiva, resiliente, emocionalmente saudável e inteligente. Mas ninguém contribuiu tanto como o Mestre dos mestres. Ele foi o homem mais inteligente da história”, ressalta Cury.

O Mestre dos Mestres educa para a vida

Como tudo o que aprendemos na escola é o que levamos para a vida, esse também é um objetivo do programa. O Mestre dos Mestres oferece uma proposta curricular efetiva para as escolas, disponibilizando o apoio necessário para que possam cumprir seu propósito de formar estudantes que colocam em prática os valores cristãos.

A vivência dos princípios cristãos será suporte para a inteligência emocional nas atitudes que os estudantes tomarão diante dos desafios da vida. Serão abordados temas como:

  • Valorização da vida
  • Sonhos e expectativas
  • Liderança e autoliderança
  • Relações sociais
  • Bullying
  • Insegurança
  • Relação saudável com a tecnologia e outros…

O programa valoriza a formação integral

O programa acredita em um propósito efetivo de ensino quando aplica a metodologia Teórico Reflexivo Vivencial, onde a ideia é trabalhar em conjunto esses itens:

  • Conteúdo – apresentar os conceitos, encher a mente de conhecimento.
  • Reflexão – interiorização, pensamento crítico, pensar, debater.
  • Prática – experiências para mostrar que realmente aprendeu.

A ideia, assim, é propor projetos durante toda a formação para que os estudantes levem a aprendizagem para a prática, ampliando seu alcance junto às famílias e comunidade.

Sendo assim, o que acontece hoje em uma instituição de ensino precisa ir muito além de apenas trabalhar a formação escolar do aluno por meio de projetos pedagógicos, já que esses têm data de início e término para acontecerem. O programa Mestre dos Mestres propõe algo ininterrupto, contínuo, para o resto da vida.

Quem trabalha com o Mestre dos Mestres tem as melhores ferramentas para formar estudantes com base na educação socioemocional – trabalhando a gestão dos pensamentos e das emoções – partindo dos princípios do comportamento de Cristo, envolvendo ainda família e comunidade.

Quer saber como o programa Mestre dos Mestres pode fazer parte da sua instituição de ensino? Entre em contato conosco e tire suas dúvidas!